Data de publicação: 25/07/2022

2ª All Africa Assembly – Resumo – Dia 3

Conselho Geral Internacional Notícias do mundo

22 de julho de 2022

Santa Missa

Os participantes da Assembleia se reuniram para a missa da manhã programada exatamente às 6h30. O Pe. Ronald Dameni (Conselheiro Espiritual de Botsuana) presidiu a missa com a concelebração dos padres David Mwaura CM (Conselheiro Espiritual SSVP Nairobi Conselho Central), Flavio José Pereira Tercero CM (Escritório da Família Vicentina -VFO) e Humpreys Makokha CM (Conselheiro Espiritual Nacional SSVP Quênia). Nos ritos eucarísticos, os países de língua portuguesa assumiram o papel principal. O Pe. Ronald em seu sermão deu uma explicação entrelaçada à leitura do dia João 20, 1-18. Ele explicou que a disponibilidade e o compromisso com o dever evangélico foi o que distinguiu Maria Madalena para encontrar Jesus. E os vicentinos deveriam retratar os atos de disponibilidade para as necessidades mais profundas dos pobres. Na sequência da Santa Missa, houve muitas apresentações.

Família Vicentina

O 2º Vice-Presidente Geral Adjunto, confrade Sebastian Gramajo, conduziu esta sessão. Ao distribuir a palestra feita pelo padre Flavio Jose Pereira Tercero CM (Coordenador Assistente da VFO), colocou em cena a audiência demonstrando o tipo de vínculo forte que deve ser visto entre os membros através de feixe de paus e bastão único. Isto mostrou que trabalhar como um grupo nasce com enormes resultados, pois trabalhar sozinho alcança menos resultados. Ele deu uma visão geral do Escritório da Família Vicentina e das várias 23 Confraternidades Vicentinas ligadas a ele (tais como Advogados, Designers, Tradutores, etc.) e do trabalho que eles fazem. Ele indicou que a criação destes grupos é para entender profundamente e dar apoio em momentos difíceis. O Pe. Flavio pediu aos membros que lessem os boletins informativos da Família Vicentina para se familiarizarem com as atualizações no site e também para se inscreverem nas diversas Confraternidades listadas.

Oriente Médio e Norte da África

A consócia Ella Bittar (ITVP), representando o Oriente Médio e o Norte da África, apresentou um relatório sobre as atividades realizadas em sua região e trouxe possíveis recomendações para discussão: a fraca presença de jovens na Sociedade para o futuro. O recrutamento deles é altamente necessário. É necessária a tradução dos escritos da SSVP para o idioma árabe e a publicação de materiais para o website global, pois facilitará o acesso dos jovens.

Cultura do Descarte

O orador confrade Clement Venter (África do Sul) apresentou um tópico interessante e formas enraizadas de convertê-lo em itens reutilizáveis. Ele focalizou sua apresentação no tema da pandemia, pobreza e futuro, mostrando que a sociedade civil mudou muito depois deste triste momento para a humanidade. Ele citou trechos dos discursos do Papa Francisco sobre a “cultura do descarte e do desperdício”. Durante a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos, criando mais pobreza. O confrade Clemente também abordou questões como a importância de uma liderança flexível e adaptável aos tempos modernos. No final, ele apresentou um vídeo e valorizou as visitas domiciliares da SSVP aos assistidos.

CIAD

O apresentador, confrade Pius Ehiagwina (Nigéria), membro da CIAD (Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento) explicou como funciona a CIAD com riqueza de detalhes. Ele se colocou à disposição de todos para ajudar nos projetos que visam levar assistência financeira aos países em situações de emergência.

Jumelage, Agregação e Instituição

Este foi outro ponto de discussão entre os presidentes nacionais. Foi apresentado pela consócia Josephine Obomighie, representante africana no âmbito da Comissão Internacional de Jumelage (ITC), ou “Ajuda Fraterna Internacional”. Ela analisou o conceito de Jumelage, Agregação e Instituição e sua utilidade para as Conferências. Os participantes da Assembleia receberam cópias de formulários de solicitação de possíveis subsídios para projetos. Todos foram solicitados a se relacionarem com seus VPTIs, Presidentes Nacionais e Coordenadores de Zona, para depois implementarem as ações necessárias.

Comunicação Eficaz

A apresentação sobre “Comunicação Efetiva dentro dos Conselhos Superiores na África” foi feita pelo 1º Vice-Presidente Geral Adjunto, confrade Joseph Makwinja. Ele fez um hábil raciocínio de comunicação radiográfica entre os conselhos na África, preenchendo uma lacuna de compreensão e mantendo um fluxo de trabalho eficaz, cujo objetivo é o de transmitir as informações necessárias para as bases, e garantir que todos estejam bem informados e sigam adiante.

Panorama do Conselho Geral Internacional

O 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, apresentou a visão geral de seu mandato de seis anos de mandato. Ele listou inúmeros assuntos e programas realizados para dar a todos um panorama do Conselho Geral. Ele divulgou que seu ano de mandato deveria formalmente terminar este ano de 2022, mas foi estendido para o próximo ano de 2023 devido às questões relacionadas à Covid – 19. Isto deu à administração dele mais tempo para alcançar tantas realizações em tão pouco período da história vicentina. E ele ficou muito satisfeito em adotar o lema para seu mandato (2016 – 2023) derivado de São Marcos 9, 35 (“Qualquer um que queira ser o primeiro deve ser o último e servo de todos”). Ele está muito feliz por ter aprendido com todos durante os momentos mais cativantes. Ele ainda radiografou as conquistas feitas até agora por sua administração com paixão, compromisso, dedicação, zelo e amor para tornar realidade os grandes sonhos de nossos fundadores. Ele destacou muitas realizações do CGI (clique aqui para ver a palestra em PDF somente em idioma inglês).

Carta de Nairóbi

O 1º Vice-presidente geral Adjunto, confrade Joseph Makwinja, juntamente com todos os VPTIs da África, prepararam um rascunho para ser discutido. Assim, ao final dos trabalhos, os presentes decidiram aprovar o documento denominado “Carta de Nairóbi”, contendo oito resoluções que serão seguidas pelos 42 Conselhos Superiores ou Nacionais na África até 2027, quando será realizada uma nova Assembleia. A Carta apresenta recomendações nas áreas de juventude, formação, boa governança, Família Vicentina, liderança e eleições. Clique aqui para ler a “Carta de Nairóbi”.

Visitas ilustres

Durante nossa Assembleia, recebemos a visita do Arcebispo de Nairóbi, Dom Philip Anyolo, que veio trazer uma mensagem de paz e caridade a todos os participantes. Tivemos também uma amável visita do Bispo de Ngong, Dom John Oballa, pois o bairro de Karen (o local do evento) pertence a esta diocese. Ambos os clérigos católicos ficaram muito felizes com a Assembleia e com a informação de que o Quênia fora escolhido, entre tantos países, para sediar a AAA 2022.

Elogios e agradecimentos

Nosso sentimento de gratidão ao Arcebispo de Nairóbi por sua aprovação e bênçãos para acolher nosso evento aqui em sua Arquidiocese, por isso somos muito gratos. Agradecemos sinceramente ao Conselho Nacional do Quênia, especialmente à humildade do presidente, confrade Urbanus Kinuthia, e sua equipe pelo árduo trabalho de realizar o evento. Às Irmãs Dimesse, nossos sinceros agradecimentos pela calorosa hospitalidade, ambiente sereno, acesso ininterrupto à internet e boa comida que nos foi dada, a elas dizemos muito obrigado. O caloroso agradecimento vai para todos os presidentes, observadores e outros delegados nacionais por terem comparecido a este prestigioso evento. Sua presença e disponibilidade significaram que o evento foi memorável. Aos nossos simpáticos VPTIs e membros do Comitê Organizador, por sua valiosa resposta para assumir esta tarefa. Ao CGI e a todos os seus departamentos e órgãos da Estrutura, agradecemos por seu firme apoio e cooperação incessante para tornar nossa visão uma realidade. Aos nossos tradutores, ao Departamento de Comunicação e à equipe de apoio técnico, somos gratos pelo excelente trabalho; sua assistência é altamente valorizada. A todos que contribuíram de uma forma ou de outra, que Deus os abençoe abundantemente.

Últimas atividades

Uma sessão para comentários dos Presidentes Nacionais e comentários finais dos VPTIs ocorreu ao final. O Presidente da África do Sul, confrade Peter Keshwar, leu os seus votos de agradecimento em nome de todos. A isto, seguiu-se a apresentação do “Prêmio de Reconhecimento” moderado pelo presidente queniano, confrade Urbanus Kinuthia, aos confrades e consócias que colaboraram no realização do evento. O Padre Flavio José Pereira Tercero (observador oficial da Família Vicentina durante todos os dias do evento) nos deu a bênção final. A fotografia oficial foi tirada.

Noite Cultural

O evento, que foi adornado com trajes tradicionais africanos coloridos mostrando os diferentes grupos étnicos e idiomas, começou por volta das 22h15min com uma apresentação de dança do Conselho anfitrião. Também houve desfiles de moda dos delegados de acordo com os seus grupos, assim como apresentações de dança de vários países africanos. No final, foi servido um coquetel muito saboroso.

Síntese preparada pela consócia Patricia Oluchi ONUOHA

Equipe Internacional de Comunicação

Conselho Geral Internacional