Data de publicação: 27/12/2022

2023 é o ano dedicado ao 2º Presidente-geral: Jules Gossin

Conselho Geral Internacional

O projeto dos Anos Temáticos ganha numa nova fase, sobre os grandes personagens da SSVP

Em poucos dias, com a graça de Deus, entraremos no ano de 2023, dedicado ao confrade Jules Gossin (1789-1855), 2º Presidente-geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Na Carta-Circular que o 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, publicará no dia 31 de janeiro próximo, há um capítulo inteiro sobre Jules Gossin, retratando sua biografia e as realizações do mandato à frente do Conselho Geral.

No próximo dia 8 de fevereiro, será aberto oficialmente o Concurso Literário Internacional “Personagens Históricos Vicentinos – Jules Gossin”, semelhante ao concurso dos anos anteriores, que focou nos sete fundadores da SSVP, entre 2016 e 2022.

“O Ano de Jules Gossin é muito especial, pois também estamos a comemorar os 190 anos de fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo, e ainda os 210 anos de nascimento do bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam”, comentou o Presidente Lima de Oliveira.

Auguste-Sébastien-Jules Gossin nasceu na cidade de Bar-le-Duc (França), distante 230 km de Paris. Ele teve quatro irmãos. Formou-se em Direito (1809) na Universidade de Paris, e atuou como advogado e magistrado em toda a vida profissional,

Casou-se em 1813 com a Senhora Anne-Henriette Leblanc de Closmussey (1796-1857), e o casal teve oito filhos. Em 1826, Gossin fundou a “Sociedade de Caridade São Francisco Régis”, para ajudar no casamento das pessoas mais carenciadas. Ele trabalhava em estreita colaboração com a Irmã Rosalie Rendu, de quem recebeu as bases do carisma vicentino.

Gossin foi um dos primeiros membros da Sociedade. Após o desmembramento da primeira Conferência em quatro, a Conferência São Sulpício teve o confrade Jules Gossin na posição de presidente. Gossin foi eleito 2º Presidente-geral em 23 de abril de 1844, sucedendo ao confrade Emmanuel-Joseph Bailly de Surcy (1º Presidente-geral).

Gossin era uma pessoa realmente muito humilde, de extremo bom humor, um grande jurista, defensor da visita domiciliar, preocupado com a liderança vicentina e da importância dos jovens na SSVP. O corpo de Jules Gossin está enterrado no cemitério Picpus (Paris) e será visitado pela Diretoria do Conselho Geral em setembro de 2023.

Seguem as imagens oficiais de Jules Gossin, em quatro idiomas, que podem ser utilizadas por todas as Conferências, Conselhos e obras vicentinas.