150 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo na Eslováquia

No sábado, 23 de setembro, os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo na Eslováquia celebraram a fundação da primeira Conferência em Bratislava há 150 anos. Eles também comemoraram o 20º aniversário da beatificação de Frederico Ozanam.
A celebração foi na cidade de Levice, onde ocorreu o renascimento da Sociedade na Eslováquia em 1991. Durante a época de Comunismo (1946-1990), a Sociedade estava proibida.

O dia começou com a Santa Missa realizada pelo Arcebispo de Trnava, Monseigneur Ján Orosch. Em seguida, os membros se reuniram em uma escola nas proximidades, onde foram recebidos pela Presidente do Conselho Nacional da SSVP da Eslováquia, Libusa Miháliková. Foram realizadas palestras sobre a história da Sociedade no país e sobre a vida de Frederico Ozanam (com a participação de Magdaléna Boledovicová, que foi a primeira Presidente do Conselho Nacional após o renascimento em 1991). Diferentes conferências apresentaram seu trabalho e projetos especiais realizados com os pobres da Eslováquia.

Na reunião, todas as conferências da Eslováquia foram representadas, além de outros segmentos da Família Vicentina, como as Filhas da Caridade e a Congregação da Missão, que desempenharam um papel importante no renascimento da sociedade.
A SSVP na Eslováquia está vinculada (twin) à Sociedade da Holanda. O Irmão Alfons ten Velde representou a SSVP da Holanda na reunião e também falou aos irmãos e irmãs vicentinos.
O evento também contou com a presença de Dieter Monitzer e sua esposa, da SSVP em Viena (Áustria). Os Vicentinos de Viena apoiam as conferências da Bratislava (que fica a apenas 50 km de Viena) nos últimos cinco anos.
Erwin Tigla, Vice-Presidente Internacional da Europa Grupo II, participou do evento representando o Conselho Geral Internacional (CGI). Ele parabenizou a Sociedade na Eslováquia em nome do CGI. Ele disse aos membros que a Sociedade na Eslováquia é um dos ramos mais fortes entre os países da Europa Oriental que estavam antes sob a influência comunista da Rússia.

A Sociedade na Eslováquia possui 25 Conferências em todo o país. Além do trabalho básico Vicentino, a SSVP realiza alguns trabalhos especiais, como acampamento de férias para crianças, serviços para idosos e habitações para pessoas sem moradias, com problemas alcoólicos e ex-presidiários.
A SSVP na Eslováquia está crescendo e tem um futuro promissor. A celebração de 150 anos da SSVP na Eslováquia e o 20º aniversário da beatificação de Frederico Ozanam foi uma reunião bem sucedida que renovou a força e energia dos membros para continuar trabalhando e seguindo os passos de Frederico Ozanam.
